O que é um Seguro de Saúde?



Um seguro de saúde é um contrato estabelecido entre um indivíduo e uma seguradora, de acordo com o qual a seguradora será a entidade responsável pelo pagamento de uma parte ou da totalidade das despesas de saúde incorridas por esse indivíduo. Consideremos a seguinte situação: precisa de uma consulta de especialidade de otorrinolaringologia. Sem seguro de saúde, este acto clínico poderá chegar aos 150 euros, custo que será totalmente suportado pelo indivíduo; com seguro de saúde, o indivíduo apenas suportará 20% dessa despesa (a percentagem é meramente exemplificativa).

Os seguros de saúde surgem como uma óptima alternativa que garante acesso a cuidados de saúde mais rápidos, mais disponíveis e mais orientados para o doente, onde o doente tem liberdade de escolha e uma voz mais activa

Segundo dados do Instituto de Seguros de Portugal, os seguros de saúde representam 17,2% do ramo de seguros que não incluem os Seguros de Vida, uma percentagem em franca expansão. Em números mais concretos, e segundo dados da mesma entidade, aproximadamente 2,2 milhões de portugueses possuem um seguro de saúde. Este aumento é facilmente justificado se consideramos vários factores.

Deixar uma resposta

Required fields are marked *.


Top